sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Unidade IV Atividade 3 Conceito de Curriculo

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: 4 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade 3- Conceito de Currículo e o Processo de ITC
Cursista: Claudia Cristina Xerente

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo

Entende se que Currículo é o conjunto de disciplinas oferecidas de forma relacionada entre si. Com o uso das tecnologias além de facilitar a aprendizagem do aluno, leva também a interagir com os outros alunos a realidade da sociedade exigente e competitiva. As tecnologias podem ser inserida ao currículo no desenvolvimento de aulas através de projetos, onde o aluno ficará diante do desafio . A escola deve oferecer aulas desenvolvendo projetos que venham de encontro com a realidade do aluno utilizando os recursos no Laboratório de Informática, onde o mesmo esteja interagindo nas diversas áreas do conhecimento, podendo ter contato com o computador. Nesse sentido, o desenvolvimento das aulas através de projetos tem maior aprendizagem, pois são planejadas conforme a necessidade do aluno. As aulas no Laboratório de Informática são interessantes e chamativas para os alunos, pois, além de oferecer um leque de informações leva os mesmos a interagir com outros e proporciona uma visão atual exigida pela sociedade.Portanto, a escola deve se reestruturar, capacitando seus professores para que eles possam estar bem preparado para o uso das tecnologias no desempenho das atividades em sala de aula. Essas aulas podem ser desenvolvidas de forma interdisciplinar envolvendo outras disciplinas do currículo.No entanto, trabalhar as notícias, no momento da análise e socialização, o aluno viaja, calcula, emociona-se e assim assimila com maior facilidade, pois está diante de um recurso tecnológico e inovador,facilitando o desenvolvimento das habilidades propostas saindo da rotina do dia a dia da sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário