quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Unidade II atividade 4 -

Curso:tecnologia na Educação e aprendendo com as Tic
Unidade :2
Atividade:4
Cursista: Claudia xerente


PLANO DE AULA

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Pesquisar usando sites de busca na Internet; fazer síntese de informações pesquisadas; utilizar simulações como objeto de conhecimento; desenvolver a atitude de colaboração.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Levantar conhecimentos prévios sobre a pesquisa na Internet e análise da confiabilidade das informações encontradas.
Estratégias e recursos da aula
Leve ao grupo a pergunta: "De onde vem o dia e a noite?" . Anote todas as hipóteses da turma, pois é importante saber o que o grupo já sabe, buscar desestabilizar hipóteses e despertar dúvidas, fazendo da pesquisa um processo significativo. Exiba o vídeo disponível no Portal do Professor:

De onde vem o dia e a noite?
Proponha a conhecida simulação do movimento de Rotação usando objetos: providenciem um globo terrestre e uma lanterna; escureçam a sala de aula; posicionem um aluno segurando a lanterna e, outro, o globo terrestre. Pergunte aos alunos: onde estamos nesse globo? Colem uma pequena etiqueta aonde, aproximadamente, encontrar-se-iam os alunos no globo. Pedir que o aluno que segura o globo, o faça girar. Os demais devem dizer se "onde estão" é dia ou noite , conforme o globo é girado.


Retomem a lista de explicações iniciais construída pela turma e verifiquem se há hipóteses a serem descartadas e quais podem ser complementadas com as informações obtidas até então. Comente com a turma que há outro movimento envolvendo o planeta terra, instigue que levantem hipóteses sobre esse o mesmo e seus desdobramentos em nossa vida. Proponha que, em grupos, façam uma pesquisa na sala de informática da escola sobre movimentos do planeta terra e suas conseqüências para os seres vivos.

É necessário orientar a busca para que aprendam a usar a Internet como ferramenta de pesquisa de fato, e não "copiem e colem" apenas, afinal buscar e selecionar informações disponíveis na Internet é uma habilidade a ser desenvolvida. Crie expressões de busca com a turma: movimentos planeta terra ; rotação... Introduza a palavra "translação" para a busca, caso não tenha aparecido nas discussões. Faça-os pensar sobre quais seriam as implicações em juntar uma ou mais palavras, em criar expressões para buscas exatas usando aspas, como por exemplo "movimentos do planeta Terra" ... Enfim, é importante garantir que os alunos tenham clareza do que estão procurando e saibam como fazer a busca.

Para que a turma experimente diferentes mecanismos de busca , indique buscadores, tais como Google e o Yahoo, e solicite também pesquisas intrasites indicando, por exemplo:
http://cienciahoje.uol.com.br/view/418
http://www.bussolaescolar.com.br/

Oriente também para que salvem as informações sobre as páginas selecionadas para que consigam recuperar os dados de autoria. Após buscarem e localizarem informações relevantes, deverão sintetizá-las em um processador de texto.

Conforme combinado, para compartilhar as informações pesquisadas sobre Movimentos do Planeta e suas conseqüências, cada grupo deverá elaborar uma forma de representá-los, usando objetos e fotografando cada etapa do movimento. Oriente e medie a divisão papéis no grupo desde a organização do material, produção de imagens, até a criação final.



Nenhum comentário:

Postar um comentário