sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Unidade IV Atividade 3 Conceito de Curriculo

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: 4 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade 3- Conceito de Currículo e o Processo de ITC
Cursista: Claudia Cristina Xerente

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo

Entende se que Currículo é o conjunto de disciplinas oferecidas de forma relacionada entre si. Com o uso das tecnologias além de facilitar a aprendizagem do aluno, leva também a interagir com os outros alunos a realidade da sociedade exigente e competitiva. As tecnologias podem ser inserida ao currículo no desenvolvimento de aulas através de projetos, onde o aluno ficará diante do desafio . A escola deve oferecer aulas desenvolvendo projetos que venham de encontro com a realidade do aluno utilizando os recursos no Laboratório de Informática, onde o mesmo esteja interagindo nas diversas áreas do conhecimento, podendo ter contato com o computador. Nesse sentido, o desenvolvimento das aulas através de projetos tem maior aprendizagem, pois são planejadas conforme a necessidade do aluno. As aulas no Laboratório de Informática são interessantes e chamativas para os alunos, pois, além de oferecer um leque de informações leva os mesmos a interagir com outros e proporciona uma visão atual exigida pela sociedade.Portanto, a escola deve se reestruturar, capacitando seus professores para que eles possam estar bem preparado para o uso das tecnologias no desempenho das atividades em sala de aula. Essas aulas podem ser desenvolvidas de forma interdisciplinar envolvendo outras disciplinas do currículo.No entanto, trabalhar as notícias, no momento da análise e socialização, o aluno viaja, calcula, emociona-se e assim assimila com maior facilidade, pois está diante de um recurso tecnológico e inovador,facilitando o desenvolvimento das habilidades propostas saindo da rotina do dia a dia da sala de aula.

Unidade IV Atividade 2B Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologia ao currículo.

Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 B - Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologia ao currículo.
Cursistas: Dorinalva Pereira de Oliveira
Celia Regina da Cruz Rocha
Claudia Cristina Xerente Gonçalves
Raimunda Brito de Sousa
Unidade Escolar: Escola Municipal Luís de Camões
Data: 28/09/2010


Estrutura Curricular: Ensino Fundamental


Tema: Leitura, Interpretação, Produção textual, Gráficos, Contagem numérica etc.

Dados da Aula:

O que o aluno aprenderá nessa aula?

Desenvolver no aluno a criatividade e o senso crítico, buscando melhorar a leitura, a interpretação e a redação.
Interagir com conhecimentos de informática, procurando valorizar a mesma no desenvolvimento dos trabalhos, na busca de textos e na digitação de redações coletivas.
Escrever pequenas histórias baseadas em contos antigos, transformando-os para a modernidade, relatando a história nos moldes atuais.
Duração das atividades:
10 horas ( 5 dias de 2 horas)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
Os professores pesquisarão na Internet contos de fadas como Cinderela, Branca de Neve e os Sete Anões, Chapeuzinho Vermelho, os Três Porquinhos e farão cópia para os alunos de um mesmo conto, fazendo leitura e interpretação em sala de aula. Farão em pequenos grupos redações, modificando a história para a modernidade.


Estratégia e recurso da aula:

O projeto: Leitura, interpretação e redação no mundo virtual acontecem semanalmente com a orientação da coordenadora Pedagógica Dorinalva Pereira de Oliveira, que desenvolve junto com as professoras entre elas a professora Claudia Cristina Xerente. A coordenadora de apoio Célia Regina da Cruz Rocha e a professora Raimunda Brito de Sousa, onde são responsáveis no acompanhamento do laboratório de informática, onde os alunos são dividido em grupos, dois a dois em cada computador, deverão criar uma redação coletiva em que ambos alunos deverão interagir, usando como referência o conto antigo e a vida atual, procurando modificá-lo para a atualidade. Após, quando voltarem para a sala de aula, as redações deverão ser lidas para toda a turma e trocadas para ser corrigidas por outra dupla. No final, as redações deverão ser recolhidas e levadas para correção do professor. As redações deverão ser expostas e/ou salvas em pen drive. Após, os trabalhos deverão ser apresentados em sala - de - aula pelos próprios alunos. Os grupos deverão dramatizar a história criada pelos mesmos.
O projeto é desenvolvido com a parceria dos amigos da escola, funcionários da u.e., voluntários, corpo docente e discente da escola.

As tecnologias são utilizadas de acordo com a necessidade do desenvolvimento das ações previstas no cronograma de desenvolvimento do projeto, nas quais há necessidade de digitação de textos, pesquisa em sites eletrônicos, utilização de programas do computador e busca de informações na NET.


Os Amigos da Escola colaboram com o projeto, participando e auxiliando nas aulas no laboratório de informática e biblioteca.


Percebemos que a equipe escolar participa ativamente das etapas do projeto, o que contribui de forma significativa para que ocorra o processo ensino aprendizagem.

Os conteúdos trabalhados são:

Língua Portuguesa: Produção, Leitura e interpretação.


Recursos complementares:

 Materiais didáticos. ( cadernos, livros, eva, cartolinas, jornais e revistas giz, quadro, etc).

 Material humano. (amigos da escola, comunidade local, professores, funcionários da escola, monitores/alunos).

 Tecnologia (programas word, excel, paint e outros)

 Internet

 Laboratório de informática e Biblioteca.

 Contos antigos.


Avaliação
Será considerado satisfatório, se 70% dos alunos participantes, realizarem o trabalho proposto demonstrando criatividade e sua digitação for feita da melhor qualidade possível.



quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Unidade IV atividade 2a SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIA COM PROJETO.

UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
ATIVIDADE 2: SOCIALIZANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO EM SALA DE AULA
UNIDADE ESCOLAR: ESCOLA MUNICIPAL LUIS DE CAMOES
TUTORA: DEUSIRAM DE SOUSA BARROS SILVA
TURMA: B
CURSISTA: CLAUDIA CRISTINA XERENTE
DATA: 22/09/2010


SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIA COM PROJETO.

Ao trabalhar com projetos em sala de aula, pode se perceber que os alunos se envolve mais com a aula como também amplia seus conhecimentos de forma mais global, tendo como eixo principal a aprendizagem significativa., permitindo ainda o diálogo com a realidade na ampliação de seus conhecimentos no trabalho coletivo entre professor e aluno. Nesse sentido, o momento é ideal para uma avaliação processual do desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos e da reflexão permanente sobre a prática pedagógica, pois esta estratégia não se apóia em normas e regras rígidas. O grupo constrói seu processo de aprendizagem a partir do momento em que sana dificuldades buscando aprofundamentos.
No que diz respeito a trabalhar com currículo em sala de aula é muito gratificante, pois nos da uma segurança e nos fornece apoio no que estamos trabalhando. principalmente quando tratamos de introduzir a informática no currículo, O assunto ainda é polêmico, muitos ainda não se adaptaram a introduzir a Informática no ensino, por não ter experiência com essa tecnologia,
Aqui mesmo na escola onde trabalho ainda não tivemos a oportunidade de trabalhar com a informática, pois o laboratório está em fase de implantação , mais mesmo assim alguns professores já estão se adaptando a essa nova modalidade, pois sabemos que hoje tudo funciona por meio da tecnologia .
Muitas escolas já introduziram em seu currículo o ensino da Informática com o pretexto da modernidade. Quanto a nós ainda vivemos um sonho de um dia poder lidar com essa modernidade por completo e oferecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade.
Por tanto, só nos resta esperar que um dia esse sonho venha a se tornar realidade e fazer a diferença, pois tratando de educação a busca é constante e precisamos estar sempre atualizados.

Unidade IV- Ativadade 1-PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
CURSISTA: CLAUDIA CRISTINA XERENTE
ATIVIDADE 1: PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS
UNIDADE ESCOLAR: ESCOLA MUNICIPAL LUIS DE CAMOES
TUTORA: DEUSIRAM DE SOUSA BARROS SILVA
TURMA: B
DATA: 21/09/2010

PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS

Hoje, a educação tem avançado bastante com o uso das tecnologias tornando-o mais viável para nossos alunos como também para os professores. .,Segundo Pedro Demo a criança já vem para a escola com seu conhecimento e linguagem digital. Se a escola não oferecer essa mesma linguagem a ela o seu interesse e motivação em aprender tornar-se-á infundado. A escola, portanto, deve estar ligada a tecnologia, buscando mudança conforme as necessidades.
As escolas tem recebido recursos tecnológicos que vêm de encontro às necessidades dos servidores. Neste sentido, pode-se perceber que os professores do séc. XXI estão buscando qualificar-se a cada dia para melhor desenvolver seu trabalho cotidiano, como também atender as exigências atual no mercado de trabalho.
Com essa nova modalidade de ensino, o ensinar e aprender ficou mais fácil e diferente, pois o aluno participa mais das aulas e a mesma se torna agradável e produtiva.

Unidade III atividade 4 - Refletido sobre minha aprendizagem

Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Unidade III: Prática Pedagógica e Mídias Digitais
Atividade 4: Refletindo sobre minha aprendizagem
Cursista:Claudia Cristina Xerente Gonçalves

Refletindo sobre minha aprendizagem

O desenvolvimento das atividades da unidade 3 foram muito difícil, pois, tive dificuldade em realizá-las em tempo hábil devido ter pouco acesso a internet inclusive na escola em que trabalho nos não temos acesso a essas ferramentas ainda,por isso tive dificuldade demais e fazer minhas atividades, mas com a ajuda das minhas colegas e da tutora do curso acabei realizando minhas atividades.
Este curso foi de suma importância para meu aprendizado, buscar conhecimento é uma forma dos educadores melhorarem a sua prática pedagógica.

Unidade III atividade 3 - :Plano de aula – Autoria de objeto Hipermídia

Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Cursista Claudia Cristina Xerente Gonçalves
Tutora: Deusiran de Sousa Barros Silva.
Unidade 3–Atividade 3
Atividade:Plano de aula – Autoria de objeto Hipermídia.

Plano de aula;
Série; Educação Infantil
Faixa etária;5 a 6 anos.
Disciplina:Ensino religioso
Vídeo;O bom samaritano

Objetivos:
.Desenvolver a comunicação oral por meio de exposição de idéias.
.Realizar atividades em grupos
. Ser solidário com o próximo.
.Respeito mútuo
.Compartilhar decisões e respeitar opiniões

.Conteúdo a ministrar

. Ser solidário com as pessoas.
.O que fazer para ajudar o próximo
.Ter amor ao próximo.

. Recursos:

DVD
TV

Avaliação:
Ao final do trabalho os alunos serão avaliados de acordo com a sua participação.Durante o debate na roda de conversa e interesse pelo assunto em questão.

Vídeo escolhido:

http://www.youtube.com/watch?v=7S3iW_sbqsA&feature=related






Unidade III atividade 2 - Aula utilizando os recursos do Programa TV Escola

Unidade III atividade -1: Análise, planejamento e execução de aula com material digital.

Curso: Tecnologia na Educacional: ensinando e aprendendo com as TIC
Cursista:Claudia Cristina Xerente Gonçalves.
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Turma: B
Unidade III – Prática pedagógica e mídias digitais
Atividade: 1 – Análise, planejamento e execução de aula com material digital.

PLANO DE AULA
Componente Curricular: Ética, Solidariedade, respeito, diálogo, e socialização.
Nível de Ensino: Educação infantil
O objetivo geral:

.É desenvolver na criança o prazer de ouvir e fazer música.
Tema: Usando vídeo em sala de aula

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula;

.A concentração a coordenação motora e a sociabilização.

. Despertar a expressão espontânea.

. Desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.

Estratégias e recursos da aula.

Tendo em vista a necessidade de se trabalhar com a música levei o vídeo da xuxa com a música, cinco patinhos.

Antes de assistir o vídeo contei a história dos cinco patinhos. Depois coloquei o vídeo para os alunos.
Depois eles desenharam,cantaram a música e também aprenderam contar os números de 0a5.
Acredito que o vídeo contribua para uma aprendizagem significativa e ao mesmo tempo prazerosa . Onde os educando aprendem cantando um certo conteúdo abordado pelo professor.

Sugestão de link:
www.youtube.com\tvescola
www.youtube.musica infantil.



Avaliação:
Observar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades proposta.

Unidade II atividade 4 -

Curso:tecnologia na Educação e aprendendo com as Tic
Unidade :2
Atividade:4
Cursista: Claudia xerente


PLANO DE AULA

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Pesquisar usando sites de busca na Internet; fazer síntese de informações pesquisadas; utilizar simulações como objeto de conhecimento; desenvolver a atitude de colaboração.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Levantar conhecimentos prévios sobre a pesquisa na Internet e análise da confiabilidade das informações encontradas.
Estratégias e recursos da aula
Leve ao grupo a pergunta: "De onde vem o dia e a noite?" . Anote todas as hipóteses da turma, pois é importante saber o que o grupo já sabe, buscar desestabilizar hipóteses e despertar dúvidas, fazendo da pesquisa um processo significativo. Exiba o vídeo disponível no Portal do Professor:

De onde vem o dia e a noite?
Proponha a conhecida simulação do movimento de Rotação usando objetos: providenciem um globo terrestre e uma lanterna; escureçam a sala de aula; posicionem um aluno segurando a lanterna e, outro, o globo terrestre. Pergunte aos alunos: onde estamos nesse globo? Colem uma pequena etiqueta aonde, aproximadamente, encontrar-se-iam os alunos no globo. Pedir que o aluno que segura o globo, o faça girar. Os demais devem dizer se "onde estão" é dia ou noite , conforme o globo é girado.


Retomem a lista de explicações iniciais construída pela turma e verifiquem se há hipóteses a serem descartadas e quais podem ser complementadas com as informações obtidas até então. Comente com a turma que há outro movimento envolvendo o planeta terra, instigue que levantem hipóteses sobre esse o mesmo e seus desdobramentos em nossa vida. Proponha que, em grupos, façam uma pesquisa na sala de informática da escola sobre movimentos do planeta terra e suas conseqüências para os seres vivos.

É necessário orientar a busca para que aprendam a usar a Internet como ferramenta de pesquisa de fato, e não "copiem e colem" apenas, afinal buscar e selecionar informações disponíveis na Internet é uma habilidade a ser desenvolvida. Crie expressões de busca com a turma: movimentos planeta terra ; rotação... Introduza a palavra "translação" para a busca, caso não tenha aparecido nas discussões. Faça-os pensar sobre quais seriam as implicações em juntar uma ou mais palavras, em criar expressões para buscas exatas usando aspas, como por exemplo "movimentos do planeta Terra" ... Enfim, é importante garantir que os alunos tenham clareza do que estão procurando e saibam como fazer a busca.

Para que a turma experimente diferentes mecanismos de busca , indique buscadores, tais como Google e o Yahoo, e solicite também pesquisas intrasites indicando, por exemplo:
http://cienciahoje.uol.com.br/view/418
http://www.bussolaescolar.com.br/

Oriente também para que salvem as informações sobre as páginas selecionadas para que consigam recuperar os dados de autoria. Após buscarem e localizarem informações relevantes, deverão sintetizá-las em um processador de texto.

Conforme combinado, para compartilhar as informações pesquisadas sobre Movimentos do Planeta e suas conseqüências, cada grupo deverá elaborar uma forma de representá-los, usando objetos e fotografando cada etapa do movimento. Oriente e medie a divisão papéis no grupo desde a organização do material, produção de imagens, até a criação final.



Unidade II - atividade 3 - Fórum: Wikipédia

A Wikipédia é um recurso rápido e prático, pois o mesmo auxilia na busca de informações para construção do conhecimento. E uma excelente revolução digital.
Podemos utilizar essa ferramenta para inovar nossos conhecimentos e dos educandos através de pesquisas, trabalhar textos, significado de palavras e também enriquecer o vocabulário e exercitar a criatividade.

sábado, 22 de maio de 2010

O que é hipertexto

Curso: Tecnologia na Educação ensinando com as TIC.
Unidade: 2 Internet, Hipertexto e Hipermídia

Curso: Claudia Cristina Xerente Gonçalves

Atividade: 1

O que é hipertexto?


O hipertexto é o nome dado a uma forma de acesso ao conteúdo não linear . Na Internet , as página estão interligada uma á outra , não importa se estão a quilômetros de distância . Então quando estivermos falando de leitura não linear de um texto estaremos falando de um hipertexto.
Dentro da Internet encontramos textos, imagens e sons denominado hipertextos e hipermídia.
O acesso a fontes de informações infinitamente aumentada trará mudanças e transformações fundamentais, e pesará na estrutura social modificando as modalidades de apropriação do conhecimento no uso do estudo diário e na apropriação do conhecimento gerado pelo estudo tecnológico.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Quem sou como professor e aprendiz?

Aprender exige envolver-se, pesquisar, ir atrás, produzir novas sínteses, fruto de descobertas. O professor deve propor atividades, pensando de onde o aluno está das suas preocupações, necessidades e curiosidades.
Como professora, dentro das minhas ações pedagógicas, oportunizo, os meus alunos sempre que possível para a pesquisa, procuro diversificar a minha aula, utilizando técnicas variadas, recursos audiovisuais como a TV, vídeo,etc..., para que os alunos possam se sentir a vontade para questionamentos, opinar, sugerir e que as atividades propostas sejam realizadas com prazer pelos alunos.
Sempre que possível aplico algumas dinâmicas favorecendo assim a interação entre os alunos e a professora. Considero muito relevante o trabalho em grupo, onde os alunos trocam ideias, aprimoram seus conhecimentos e aprendem a ouvir o outro.
Quando acontece a reciprocidade entre os alunos e a professora, podemos dizer que está acontecendo a educação. Fazendo a auto avaliação com os meus alunos das atividades que foram desenvolvidas durante a semana, vejo que algumas vezes tenho que mudar a minha maneira de ensinar e isso me proporciona uma auto-avaliação do meu fazer pedagógico. A troca de experiências com outros professores favorece o sucesso do processo ensino garantindo aprendizagem dos alunos.
Atualmente, o professor deve se um mediador, mais do que um informador. A coerência entre o que o professor fala e o que faz, na vida é um fator importante para o seu sucesso pedagógico. O professor deve saber O QUÊ? COMO? QUANDO? E POR QUÊ desenvolver determinadas ações pedagógicas.
O importante, como educadores, é acreditarmos no potencial de aprendizagem pessoal, na capacidade de evoluir, de integrar sempre novas experiências e dimensões do cotidiano, com isso, compreendemos e aceitamos nossos limites, nosso jeito de ser, nossa história pessoal em que ao educar, tornam-se visíveis nossos valores, atitudes, idéias, emoções.

***Blog**

O blog é uma ferramenta que serve para editar textos, elaborar apresentação em power point, fazer dowload e upload, navegar internet e trabalhar com imagens.
O blog oferece uma alternativa de comunicação interativa para socialização de trabalho com os colegas e para construção do conhecimento do aluno através do ambiente multimidiático blog.